Fisioterapia

A fisioterapia e o papel do fisioterapeuta

O fisioterapeuta actua na recuperação, reeducação, reabilitação e prevenção de incapacidades originadas por disfunções físicas a vários níveis.

O fisioterapeuta presta serviços a pessoas e populações com a finalidade de maximizar o potencial de movimento e funcionalidade, para promoção da qualidade de vida.

A sua intervenção educativa e terapêutica baseia-se, essencialmente no movimento, exercício e funcionalidade, na terapia manual e meios físicos e naturais.

Fisioterapia para Reabilitação Perineal

Consiste no tratamento conservador das disfunções dos músculos do pavimento pélvico.

É um tratamento realizado pelo fisioterapeuta onde se utilizam aparelhos e técnicas específicas orientadas para as disfunções do pavimento pélvico, sem medicação ou intervenção cirúrgica: consiste na contracção, relaxamento ou alongamento dos músculos do períneo, com o objectivo de restabelecer a sua função.

Está indicado para as seguintes condições: incontinência urinária, incontinência fecal, disfunções sexuais, prolapsos e algias pélvicas.

Fisioterapia Dermato-funcional

É a especialidade da fisioterapia que estuda as disfunções de ordem estética ou funcional da pele, actuando na prevenção, promoção e recuperação do sistema tegumentar.

Drenagem Linfática

É uma técnica de terapia manual que trabalha o sistema linfático. A principal função da drenagem linfática é acelerar o funcionamento do sistema linfático promovendo uma gestão mais equilibrada dos líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos, encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direccionando para que sejam eliminados.

Método Pilates

O método de Pilates é uma forma de exercício desenvolvido por Joseph Pilates, que centraliza o desenvolvimento equilibrado do corpo na força abdominal, flexibilidade e consciência para promover um movimento harmonioso de forma eficiente.

O método Pilates tem como base um conceito denominado de contrologia. Segundo Pilates, contrologia é o controlo consciente de todos os movimentos musculares do corpo. Para atingir os benefícios do método e ter uma melhor eficácia na série de exercícios, Pilates utiliza seis princípios: concentração, respiração, controlo, fluidez de movimento, precisão e centralização.

Equipa Médica

Terapeuta Ana Valentim

Especialista em Fisioterapia CV