Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia significa literalmente “ Ciência da Mulher “, mas em medicina é a uma especialidade médico-cirúrgica que se dedica ao diagnóstico e tratamento de todas as patologias relacionadas com o aparelho genital feminino – útero, ovários, vagina e vulva.

Actualmente todos os ginecologistas são também obstetras. A Obstetrícia é um ramo da medicina em que se estuda a reprodução humana nos seus aspectos fisiológicos e patológicos.

O obstetra é responsável pelo acompanhamento da gravidez garantindo o bem-estar materno e fetal e do período pós parto denominado puerpério.

O termo obstetrícia deriva do verbo latino “obstare “ que significa “ ficar ao lado “, neste caso pode ser interpretado como alguém que auxilia a grávida ficando a seu lado.

Dentro da Ginecologia e Obstetrícia existem várias sub especialidades, nomeadamente: Medicina da Reprodução; Medicina Materno Fetal; Menopausa e Oncologia Ginecológica. A diferenciação numa destas áreas torna o especialista mais apto a lidar com situações complexas no que se refere ao diagnóstico e tratamento de patologias específicas

A formação em Ginecologia e Obstetrícia, em Portugal, é feita em hospitais com idoneidade reconhecida pela Ordem dos Médicos, durante um período de 6 anos após a conclusão do curso de medicina e de 2 anos de estágios hospitalares. O título de especialista é adquirido em exame nacional obrigatório que consta de provas teóricas, práticas e avaliação curricular.

Equipa Médica

Dra. Maria Helena Esteves

Assistente Hospitalar de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Distrital de Santarém. CV

Dra. Ana Rita Vicente

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. CV

Dr. Pedro Rocha

Médico do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Santa Maria, Lisboa. CV

Dra. Sofia Estevinho

CV