Transpiração excessiva

Rui CabanitaServiços WMed

A toxina botulínica é um tratamento alternativo à cirurgia que é aplicado por meio de injecções locais e sob anestesia troncular ou sedação nas hiperhidroses palmares e sob anestesia local quando afeta as axilas. Ao fim de uma semana a transpiração desaparece. A transpiração só reaparece passados aproximadamente 8 meses e é sempre possivel voltar a injectar a toxina botulínica sem qualquer efeito secundário.

O tratamento definitivo da hiperhidrose é a simpaticetomia torácica videoassistida. É conhecida desde há muito tempo, mas até há poucos anos não foi possível fazer a cirurgia duma forma simples e pouco traumática.

A cirurgia torácica vídeo-assistida (VATS) revolucionou o tratamento da hiperhidrose e permitiu interromper a inervação simpática de forma seletiva, com cirurgia minimamente invasiva, para a transpiração de mãos, axilas e pés e com um sucesso de 99% dos casos para as mãos, e bons resultados para axilas e pés.

A simpaticetomia torácica é realizada no bloco operatório sob anestesia geral e tem uma duração de 30 minutos aproximadamente. Realizamos duas pequenas incisões por baixo das axilas, uma para a colocação duma câmara e outra para introduzir os instrumentos cirúrgicos. Fazemos a ablação do nervo simpático entre T3 e T5, o que vai provocar o diminuição da transpiração de mãos, axilas e pés de forma imediata. Para o encerramento das incisões fazemos uma sutura intradérmica com resultados cosméticos excelentes.

Em alguns doentes (5%) aparece a chamada hiperhidrose compensatória, que é um aumento da transpiração nas costas e no abdómen; normalmente é muito bem tolerada, e é preferida à transpiração de mãos e axilas.

Qualquer tipo de cirurgia tem riscos inerentes, mas são excepcionais complicações no pós-operatório.

Só se passa uma noite no hospital, sendo a alta programada para o dia a seguir à cirurgia antes da hora de almoço, se não houver complicações; ao fim de dois dias pode-se voltar à actividade laboral normal. Fazemos estas cirurgias durante o fim de semana para que os doentes que não queiram faltar ao trabalho possam retomar a actividade o mais cedo possível.

Para informação mais detalhada ou realização do procedimento pode marcar consulta de Dermatologia ou Cirurgia Cardio-Torácica na nossa clínica; a primeira para injeção da toxina botulinica e a segunda para marcação do procedimento cirúrgico.