Tratamento do Acne

A acne corresponde a uma inflamação dos folículos dos pelos, geneticamente determinada, evoluindo por surtos que podem deixar cicatrizes esteticamente prejudiciais na falta de um tratamento médico atempado.

Manifesta-se pelo aparecimento, principalmente em idade jovem, de pele oleosa, pontos negros (comedões), borbulhas com pus (pústulas) e até mesmo quistos, afectando sobretudo a face, área do decote e dorso. A inflamação é condicionada por um excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas, oclusão do orifício do pelo e sobrinfecção por uma bactéria designada Propionibacterium acnes. Em determinados contextos são realizadas análises de sangue para determinar eventuais alterações hormonais que podem estar na origem da afecção.

Como outros factores desencadeantes do aparecimento, apontam-se o stress emocional, a utilização inadequada de medicamentos ou cosméticos com acção comedogénica, bem como um clima quente e húmido.

A WMed proporciona um tratamento para todas as fases do acne.

Além de regras específicas de higiene, utilizam-se produtos locais ou comprimidos, com vista a limitar a inflamação, suprimir a retenção sebácea e reduzir o excesso de oleosidade.

Posteriormente as cicatrizes – “marcas” – podem ser tratadas de forma eficaz através do novo laser fraccionado de “ressurfacing” sem efeitos secundários para a pele.

A aplicação de ácidos – “peelings” – provocando, conforme a sua natureza, um esfoliar mais ou menos profundo da pele, é um tratamento utilizado para resolução das cicatrizes de acne e serve também para eliminar rugas mais ou menos profundas com óptimos resultados no envelhecimento cutâneo.