Flacidez Cutânea – Aplicação de Fios Tensores

Rui CabanitaServiços WMed

Ana Filipe Monteiro
Dermatologista
Clínica WMED

Com o passar dos anos surgem naturalmente as primeiras rugas, a perda de firmeza, elasticidade, densidade e tonicidade da pele. Isto significa que existe uma carência das fibras responsáveis pela sustentação dos tecidos como o colagénio e a elastina, além de uma atrofia da gordura subcutânea facial.

Estas alterações podem ser causadas por inúmeros fatores internos e externos. Os fatores internos relacionam-se com a carga genética e as alterações fisiológicas que determinam a velocidade a que envelhecemos. Nos fatores externos incluem-se a radiação, poluição, tabaco, álcool, sono e a própria dieta de um indivíduo.

Estão disponíveis diversos tratamentos no mercado de forma a combater o envelhecimento natural da pele. Estes métodos oferecem a vantagem de um resultado estético imediato, curtos períodos de recuperação e sem necessidade de cirurgias. A verdade é que um pequeno retoque pode ser suficiente para lhe devolver um rosto jovem.

Ainda pouco disseminados em Portugal, os fios tensores bioreabsorvíveis são uma solução para fugir a uma cirurgia invasiva. A técnica consiste em introduzir e ancorar fios debaixo da pele que serão naturalmente reabsorvidos pelo organismo, contudo nas semanas seguintes à implantação, constatamos uma estimulação colagénica que ajudará a prolongar a sua ação tensora para além do prazo de reabsorção. Ao contrário do que poderá pensar, a sua colocação não é nem invasiva, nem traumática. Podem ser aplicados em qualquer zona do rosto que se pretenda elevar com o objetivo de obter um efeito “lifting”.

Neste momento estará a pensar: mas serei eu um bom candidato a este procedimento? Esta técnica recomenda-se essencialmente a peles pouco envelhecidas e quando os sinais de envelhecimento são moderados. E haverá uma idade recomendada? Não existe uma idade concreta porque dependerá mais do estado da pele do que da idade, pois há pessoas que levam mais tempo a envelhecer que outras.