Novos tratamentos em dermatologia

Rui CabanitaServiços WMed

O Eterna Giovinezza é um equipamento que cumpre as normas de segurança e eficácia da FDA – entidade americana que regula os medicamentos e aparelhos médicos.

As indicações para uso do Eterna Giovinezza são baseados na absorção seletiva da luz emitida por cromoforos naturais, como a melanina e a hemoglobina. O Eterna Giovinezza foi desenhado efetivamente para a remoção de lentigos solares, assim como telangiectasias faciais e acne. A melanina presente no folículo e na camada basal hiperpigmentada são o alvo do tratamento que se desenvolve através da seleção uma correta fluência e impulso do aparelho.

No tratamento do acne o equipamento fotoativa as porfirinas, substâncias que por sua vez aumentam o oxigénio e radicais livres provocando a morte do propionibacterium acnes. Este microrganismo, em conjunto com outros fatores, é responsável pelas lesões de acne que afetam sobretudo os adolescentes.

O mecanismo da remoção das manchas – lentigos solares e melasma – pelo Eterna Giovinezza é baseado na destruição seletiva dos melanócitos e melanosomas da epiderme. Esta destruição provoca apenas algumas pequenas crostas por dano epidérmico, que desaparecem no entanto rapidamente em menos de uma semana.

A finalidade do uso do Eterna Giovinezza nas lesões vasculares é a veia tornar-se imediatamente invisível sem dano na pele suprajacente. O vaso sanguineo irá escurecer nas 24-48 horas subsequentes e desaparecer definitivamente pelos 5-7 dias. Pode assim ser usado com segurança na cuprose e dilatações vasculares faciais.