O choro no primeiro ano de vida

Rui CabanitaInfo & Conselhos

Nos primeiros dias de vida deve responder-se de imediato ao choro, acalmando o bebé para que desenvolva precocemente, sentimentos de segurança e conforto. Sistematizam-se um conjunto de situações que frequentemente motivam o choro no recém-nascido. Verifique a fralda, coloque-o à mama/biberão, fique atento à quantidade de roupa que leva vestido/temperatura do quarto. Lembre-se igualmente da característica dor da cólica, associado a gemido/grito lancinante, flexão das coxas sobre o abdómen muito distendido e timpanizado. Perante esta situação tenta minimizar este choro mediante massagens circulares na barriga e estimulação anal com a ponta da bisnaga do “bebé-gel” promovendo libertação de gases e fezes.

Muitas vezes, todas estas estratégias não são suficientes, pois o que o seu bebé procura é mimo. Por isso, o simples acto de pegar-lhe ao colo, falar com ele através da palavra, do olhar e do contacto físico, abraça-lo e acariciá-lo será o suficiente para ele se acalmar. Não tenha receio de habituá-lo a esta rotina durante o primeiro ano de vida e principalmente nos primeiros três meses pois é nesta fase que o cérebro infantil está em rápido desenvolvimento e este é directamente proporcional ao grau de satisfação das necessidades básicas que os bebés apresentam, tal como o sentimento de segurança e afecto. Além disso, a criança não apresenta ainda nesta idade o desenvolvimento cognitivo suficiente para as “manhas” próprias de crianças mais velhas, que só se costumam expressar a partir do ano e meio de idade.

Importante igualmente para vocês, papás, é saber distinguir o choro do vosso bebé das situações descritas anteriormente, com situações de doença. Normalmente, nesta última situação o choro é persistente, não cede facilmente e está associado a outros sinais ou sintomas de doença como: febre, exantemas (manchas vermelhas da pele), vómitos ou diarreia, recusa alimentar, tosse, dificuldade respiratória (respiração mais rápida, com covinhas no pescoço e costelas mais marcadas), sonolência ou irritabilidade. Perante este tipo de choro deverá contactar um profissional de Saúde para orientação e eventual tratamento da doença que está a provocar o choro.