Tratamento de derrames
As veias dos membros inferiores têm como função conduzir o sangue de volta para o coração. Têm no seu interior pequenas válvulas que quando se tornam insuficientes fazem com que as veias dilatem e se tornem visíveis. A maior incidência no sexo feminino deve-se à acção das hormonas femininas, uso da pílula, menor massa muscular e gravidez. Profissões que condicionem períodos prolongados de pé ou sentado são também um factor causal. As queixas mais frequentes são a sensação de peso nas pernas, inchaço e dor nos pés e tornozelos.
A prevenção deve ser feita de forma sistemática através da prática de exercício físico regular, uso de meias elásticas, não fumar, não ficar muito tempo da mesma posição e não usar saltos altos por períodos prolongados.
Na WMed pode também complementar esta prevenção através da realização da drenagem linfática manual que visa estimular o organismo, distribuindo de forma homogénea os líquidos nas pernas.
A esclerose é o método convencional de tratamento de varicosidades que consiste na injecção de um produto que cola a parede das veias. Este método é complementado na nossa clínica pelo laser, atingindo um resultado final optimizado.
A nova geração de lasers permite uma destruição selectiva das estruturas sem efeitos térmicos circunjacentes. Nesta linha o laser utilizado na WMed para tratamento das varizes destrói apenas os vasos dilatados sem risco de cicatriz ou hipo pigmentação. O tratamento é feito em várias sessões conforme a extensão das varizes, sendo por vezes necessária realização de doppler venoso colorido para diagnóstico da situação ou esclerose para complemento terapêutico. As sessões são feitas de 4 em 4 semanas, podendo a pele ficar ligeiramente vermelha durante alguns dias, sendo que o tratamento deve ser interrompido no Verão.