Antes do sol

Rui CabanitaInfo & Conselhos

A evição da exposição solar entre as 11 e as 16 horas, o uso de vestuário adequado, chapéu e óculos de sol são as principais medidas preventivas a considerar para prevenir o cancro de pele e o fotoenvelhecimento.

Pode-se também  lançar mão dos protetores solares para diminuir  os efeitos da radiação solar sobre a pele. Deve-se no entanto considerar alguns fatores na sua escolha e aplicação.

Os protetores solares podem ser físicos ou químicos. Os físicos (óxido de zinco e dióxido de titânio) refletem a radiação ultravioleta enquanto que os químicos a absorvem. Os físicos são desta forma mais seguros embora a sua cosmeticidade não seja a melhor dando um aspeto esbranquiçado à pele, mas com o aparecimento de formas micronizadas esta desvantagem começa a desaparecer.

Não esquecer que o índice de proteção só é conferido se espalhar em camadas uma grande quantidade de produto: é assim importante escolher um índice sempre alto e superior a 50 para conseguir este intento.

Os filtros solares devem ser aplicados 30 minutos antes da exposição solar, nas zonas expostas não esquecendo as costas das mãos, pés e pavilhões auriculares e a sua renovação deve ser feita de 2 em 2 horas.

Uma última nota para o vestuário. O linho e o algodão deixam passar com facilidade a radiação solar enquanto que o nylon e o poliester a refletem com mais facilidade. Cores claras dão mais frescura mas menos proteção ultravioleta.