O cancro da vergonha

Rui CabanitaInfo & Conselhos

Desde que estudei pela primeira vez os fenómenos que levam ao aparecimento e progressão do cancro do colo do útero que lhe chamei o cancro da vergonha!

Está estabelecido pela ciência que esta doença maligna tem como causa necessária a infecção persistente pelo papiloma vírus humano (HPV) de alto risco, e são necessários muitos anos até que essa infecção transforme as células normais do colo uterino em células tumorais. Sabe-se também que nessa progressão entre colo uterino normal e o cancro, a doença passa por vários patamares intermédios de doença ainda benigna e curável com tratamentos mais simples – são as lesões de CIN (neoplasia intraepitelial cervical).

Esta progressão lenta oferece uma janela de oportunidade para rastrear atempadamente esta doença, tentando descobri-la quando ainda está nas tais fases iniciais, o que se consegue fazer com um exame ginecológico minucioso e realização de uma citologia do colo uterino regularmente. Actualmente também já foram desenvolvidas vacinas profilácticas dirigidas contra dois vírus HPV de alto risco conferindo uma protecção que pode ir até 75%.

Então vamos lá resumir para ver se nos entendemos! Estamos a falar de uma doença terrível, mas que tem uma causa estabelecida, uma progressão lenta, num órgão de fácil acesso ao exame ginecológico, com um rastreio eficaz e desde há alguns anos com uma vacina profilática que confere uma protecção parcial. Trata-se então de uma doença quase totalmente evitável, certo? NÃO, o cancro do colo do útero é o 2º cancro mais frequente no sexo feminino e representa cerca de 10% de todos os cancros na mulher, em Portugal ocorrem 1000 novos casos por ano e morrem por ano 350 mulheres vítimas desta doença – uma mulher por dia!

Ainda existe algum preconceito em relação à consulta de ginecologia, mas fiquem sabendo que o HPV tem nessa vergonha o seu maior aliado.